Por isso, nada melhor do que um fim-de-semana alargado é uma agenda bem preparada para poder desfrutar convenientemente desta bela cidade.
O facto de estarmos a meio de Agosto, isto é, em pleno verão e com a cidade repleta de turistas não constitui claramente uma vantagem no momento de escolha do local para ficar nem no que toca às visitas às principais atracções.
Por isso mesmo, a melhor forma de evitar algumas "surpresas" é, como quase sempre faço, marcar adiantadamente.
Não sendo uma cidade muito grande é, contudo, uma cidade de geografia irregular - excepto nas zonas ribeirinhas - o que implica algum esforço na "arte de caminhar".

E já que estamos do lado de Gaia então um dos pontos obrigatórios passa por visitar uma das famosas caves do vinho do Porto.
Aqui a dificuldade é a escolha, face à enorme variedade de marcas famosas.

Já do lado da Ribeira seguiu-se a visita à lindíssima igreja de São Francisco e o respectivo, embora relativamente modesto, museu e catacumbas, com uma riqueza incomum de talha dourada que injustamente não pode ficar devidamente registada em foto, por ser proibido.
Bom, proibido mas nada que não se consiga....
Esta questão do "direito" a tirar fotografias é, aliás, um fenómeno que tenho alguma dificuldade em compreender. Se nalguns lados é possível fazê-lo sem restrições (excepto o uso de flash) noutros, com características precisamente iguais, pelo contrário e sem que se perceba exactamente porquê o registo fotográfico é vedado logo à entrada.
Melhor seria que se fizesse como se faz noutras latitudes em que o "direito" à fotografia tem um preço simbólico. Querem uma forma de angariar fundo? Aqui está uma. A fotografia é uma forma de milhares de pessoas levarem a outros uma imagem do que viram levando, potencialmente, a que outros o queiram ver no futuro.
![]() |
Palácio da Bolsa |
Trata-se de um edifício situado nas antigas ruínas do convento de São Francisco, ou seja, nas traseiras da igreja com o mesmo nome e alberga actualmente a Associação Empresarial Portuense.
É um espaço de referência no Porto e nem que fosse apenas pela possibilidade de desfrutar do respectivo salão árabe já mereceria inteiramente a visita.
![]() |
Palácio da Bolsa |
![]() |
Ribeira |
Visita ao Porto sem uma passagem pela Ribeira é uma paragem para refrescar com uma bebida na praça com o mesmo nome é quase impensável, embora deva referir que este espaço parece actualmente uma zona um pouco "para turista ver" e, de facto, eles parecem gostar pois estava a abarrotar deles.

Foi, por assim dizer, terminar onde começou, após quase 14kms de caminhada.
Sem comentários:
Enviar um comentário